× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3079-5297
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail





5 materiais usados na construção civil

A construção civil é um ramo essencial para o desenvolvimento da economia brasileira. Apesar de existir períodos de oscilação, este setor, ao lado da indústria e comércio, é responsável por alguns dos maiores rendimentos do Produto Interno Bruto (PIB).

Além da parte econômica, o papel da construção civil é importantíssimo para o desenvolvimento do bem-estar social e do desenvolvimento de cidades, através das várias edificações que compõem o cenário urbano.

Mas este setor não se desenvolve apenas através de projetos e de ideias. Dessa maneira, são precisos elementos para viabilizar as edificações. Abaixo, você pode conferir 5 materiais usados na construção civil, que são essenciais para o sucesso de todos os planos. Mas antes é preciso explicar alguns pontos.

Etapas

Vários procedimentos são realizados para determinar o andamento das construções, e evitar maiores problemas. Portanto, os projetos da construção civil são divididos nas seguintes etapas:

Cronograma

Responsável por evitar problemas e contratempos em todo o processo da construção civil. Sua utilidade vai desde a gestão da mão de obra até o controle das questões financeiras. Também serve como uma forma de organizar todos os dados e questões, no sentido de evitar atropelos.

Projeto

Nesta etapa, são delimitados os objetivos, a equipe, orçamento, expectativas e possibilidades da obra. Do mesmo modo, são realizados estudos acerca de ações climáticas, e alternativas que podem ser tomadas para determinados problemas.

ART

Conhecido também como Anotação de Responsabilidade Técnica, esta etapa se caracteriza por um documento que trata não apenas da responsabilidade dos profissionais envolvidos no projeto, como questões voltadas aos direitos autorais e questões trabalhistas, como aposentadoria.

Logística

Organização dos recursos disponibilizados para a obra, incluindo questões de normas e fornecedores.

Mão de obra

É a contratação de profissionais qualificados, e que atendam as demandas da produção.

Segurança

Delimitação de orientações acerca de prevenção de acidentes e problemas que possam prejudicar a saúde dos trabalhadores.

Gestão de estoque

É a definição da quantidade e dos materiais a serem utilizados no projeto da construção.

Dessa maneira, agora vamos conhecer cinco materiais essenciais para que uma obra seja um sucesso!

Materiais

Vergalhão

Responsáveis por fornecer firmeza e segurança para a estrutura da construção, são barras de aço de diferentes espessuras. Portanto, são imprescindíveis para o bom andamento da construção.

Arame recozido

Ele fixa as armaduras das ferragens de concreto armado. Por ser recozido, é um instrumento de fácil manuseio.

Telas

Possuindo diferentes formatos, as telas podem ser utilizadas em diversas construções, otimizando a produtividade das obras.

Treliça

Armadura de aço que é normalmente pré-fabricada, responsável por ser usada nas estruturas de lajes e minipainéis. Do mesmo modo, é um bom item para reduzir o custo da mão de obra e dinamizar a execução das construções.

Tubos

Utilizados de andaimes até transporte de água fria ou quente, os tubos podem ser utilizados de várias formas nas construções, colaborando até mesmo como peças decorativas em alguns projetos.

Conclusão

Além de utilizar todos os materiais e processos corretos para o bom andamento da construção, não devemos esquecer também de consultar profissionais como arquitetos e engenheiros para estruturar todas as questões acerca da obra. Já deu para perceber que uma edificação requer a união de todos os setores possíveis, não é mesmo?

Portanto, se precisar de um ótimo serviço de Terraplanagem em Curitiba, com os melhores materiais (areia, terra e pedra, por exemplo), entre em contato com a GLB Transportes!

Summary
5 materiais usados na construção civil
Article Name
5 materiais usados na construção civil
Description
Além da parte econômica, o papel da construção civil é importantíssimo para o desenvolvimento do bem-estar social e do desenvolvimento de cidades, através das várias edificações que compõem o cenário urbano.
Author
Publisher Name
GLB TRansportes
Publisher Logo