× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3079-5297
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail





O que é e para que serve a terraplanagem?

Antes de se erguer qualquer prédio (casa, edifício e etc.) é necessário fazer a preparação do solo. Para isso, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas, dentre elas está a terraplanagem. 

Existem situações mais específicas em que o uso dessa técnica é indicado, e é necessário um pouco de conhecimento para distinguir quando é ou não aplicável a terraplanagem. Mas antes de tudo, vamos entender do que e trata esse procedimento e para que ele serve? Sigamos.

O que é a terraplanagem?

Como já sugere o próprio nome, terraplanagem consiste em realizar uma modificação do terreno em que se vai construir com o intuito de deixá-lo plano. Para tanto, pode ser necessário colocar ou retirar uma determinada quantidade de terra. 

Essa técnica para deixar o solo plano, ajuda a erguer a construção e elimina possíveis problemas ou dificuldades que seriam acarretadas em decorrência de um solo acidentado. E depois que o terreno é completamente limpo, porções de terra são retiradas das regiões mais elevadas do lote e depositadas nas mais profundas. 

Para que isso seja feito de maneira correta e segura, são necessários cálculos precisos e estudos detalhados a fim de mover a quantidade exata (ou muito aproximado disso) de terra.

Além disso, é de suma importância que não existam vegetação, rochas, madeiras ou quaisquer outros elementos que possam atrapalhar a terraplanagem e comprometer a construção. 

Caso exista alguma árvore ou arbusto que faça parte do projeto e não possa ser retirado, é preciso estudar bem o tamanho das raízes, o crescimento da planta e outras características para que a terraplanagem não comprometa a vegetação e que esta não comprometa o procedimento. 

Quando a terraplanagem é indicada? 

Em casos bem pontuais é necessário realizar o procedimento, e como já foi mencionado, a ideia é deixar plano um terreno naturalmente acidentado. Por isso, é exatamente em casos como este que a técnica é indicada. 

Quando o local da construção apresenta discrepâncias muito acentuadas, é importante fazer o nivelamento do solo, permitindo assim que a construção seja realizada com mais precisão e segurança. 

Sendo assim, o que vai definir a necessidade de fazer a terraplanagem é a característica do solo. Quanto mais irregular, mais indicada a técnica. Quando o terreno é regular, pode não ser necessário fazer nada que mude seu nivelamento. 

Como é feita a terraplanagem na prática? 

Assim como o início de qualquer projeto, o primeiro passo da terraplanagem é o estudo detalhado do terreno que receberá a construção. Além disso, aspectos como aclives, declives e resistência do solo devem ser analisadas com muita precisão. 

Também é importante perceber a capacidade que aquele solo tem de receber o peso da máquina sem ceder, pois só depois disso pode-se definir qual técnica será aplicada e quais máquinas serão utilizadas. 

Então quando isso é definido, dá-se início ao procedimento de terraplanagem. Para isso, podem ser utilizadas algumas máquinas específicas. São elas:

Pá-carregadeira

A Pá-carregadeira pode ser utilizada para a retirada de terra, de raízes e demais elementos ou detritos. Além disso, auxilia no nivelamento do solo e no carregamento de caminhões. Mas se o terreno for firme e seco, podem ser utilizadas pás de pneus. Caso contrário, são utilizadas as de esteira.

Retroescavadeira

A retroescavadeira também pode ser usada para carregar caminhões, mas apenas em solos firmes, sendo indicada para escavações e abertura de valas. A retroescavadeira é uma ferramenta que também pode ser aplicada no nivelamento do terreno. 

Escavadeira Hidráulica

Indicada principalmente para escavação, a escavadeira hidráulica também pode carregar caminhões e remover raízes de árvores presentes no terreno.

Motoniveladora

Como o nome indica, é uma máquina motorizada utilizada no nivelamento do solo. Mas normalmente, a motoniveladora é indicada para uso em construção de estradas e rodovias.  

Estes e outros equipamentos podem ser alugados e aplicados sob supervisão de profissionais competentes de empresas de confiança em terraplanagem como a GLB Transportes

Summary
O que é e para que serve a terraplanagem?
Article Name
O que é e para que serve a terraplanagem?
Description
A terraplanagem consiste em realizar uma modificação do terreno em que se vai construir com o intuito de deixá-lo plano. Para tanto, pode ser necessário colocar ou retirar uma determinada quantidade de terra. 
Author
Publisher Name
GLB Transporte
Publisher Logo